sexta-feira, 20 de maio de 2011

Glaucoma, o que é?


O glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico, relacionada a pressão ocular alta.

Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da visão periférica (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido a lesão das fibras dos nervos que se originam na retina e formam o nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão (a média da pressão é 16 mmg porém varia entre 12 até 23 mmg sem no entanto causar problemas na maioria das pessoas).

Existe uma variedade de tipos de glaucoma, as formas mais comuns são:

• Glaucoma primário de ângulo aberto

• Glaucoma de pressão normal

• Glaucoma de ângulo fechado

• Glaucoma agudo

• Glaucoma pigmentar

• Síndrome de esfoliação

• Glaucoma pós-trauma

O Glaucoma Primário de Ângulo Aberto ocorre predominantemente em indivíduos acima de 50 anos, não é acompanhado por sintomatologia. A pressão intra ocular sobe lentamente , e a córnea se adapta sem edemaciar. Esta doença geralmente não é detectada. Não há dor , e o paciente muitas vezes não percebe que está perdendo lentamente a visão até os últimos estágios da doença. Entretanto , quando a visão encontra-se prejudicada , o dano é irreversível.

O glaucoma primário de ângulo aberto é uma doença crônica. Acredita-se que seja hereditária, embora isto ainda não esteja bem definido. No presente momento não se conhece a cura para esta doença, mas ela pode progredir mais lentamente e de forma mais arrastada se tratada.

Existe também o glaucoma de ângulo fechado, que é uma doença mais comum em indivíduos descendentes de asiáticos e também em pessoas hipermétropes.

Outro tipo de glaucoma é o glaucoma agudo. Diferentemente do glaucoma primário de ângulo aberto, onde a PIO se eleva de forma lenta, no glaucoma agudo, ela sofre elevação abrupta. Esse rápido aumento pressórico pode ocorrer num prazo de algumas horas e tornar-se extremamente doloroso.

Um ataque agudo de glaucoma é uma condição de emergência. Se há demora em iniciar o tratamento, a visão pode estar permanentemente destruída. continuará o afetando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário