sexta-feira, 20 de maio de 2011

Cirurgia de Glaucoma


A moderna cirurgia do Glaucoma, no adulto, é realizada sob anestesia local, absolutamente indolor, em regime ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação hospitalar.

O glaucoma é causado por diferentes enfermidades que , na maioria dos casos , levam a um aumento da PIO. O aumento da pressão é causado por um bloqueio ao fluido no interior do olho. Com o tempo isto causa dano ao nervo óptico. Através da detecção precoce, diagnóstico e tratamento , você e seu oftalmologista podem ajudar a preservar sua visão. Existe uma variedade de tipos de glaucoma.

As formas mais comuns são:
  • Glaucoma primário de ângulo aberto 
  • Glaucoma de pressão normal 
  • Glaucoma de ângulo fechado 
  • Glaucoma agudo 
  • Glaucoma pigmentar 
  • Síndrome de esfoliação 
  • Glaucoma pós-trauma
A cirurgia de Glaucoma é realizada rotineiramente com anestesia local de forma ambulatorial, sendo que a recuperação visual é relativamente rápida. Uma semana ou um pouco mais, após a cirurgia de Glaucoma a visão já costuma estar como antes. Entretanto, isto varia de caso para caso e a visão estabiliza ao redor de quatro semanas, em média, dependendo dos cuidados pós cirúrgicos.

Uma das coisas que pode acontecer após a realização da cirurgia de Glaucoma é que a visão pode não ficar melhor que antes, pois a cirurgia do Glaucoma sem complicações evita a cegueira. A cirurgia do Glaucoma evita a progressão da doença, mas não suprime a lesão nervosa já existente. Em raros casos a visão pode melhorar, especialmente nas fases iniciais da doença e em pessoas com menos idade.

Os pontos serão removidos no próprio consultório, com colírio anestésico, sem desconforto algum, sendo que de maneira geral eles não causam problemas. Entre o 5º e o 10º dia os pontos serão retirados se não forem absorvidos.

Deve-se evitar esforços físicos nos primeiros 15 dias apos a cirurgia do Glaucoma e também deve-se evitar apertar ou esfregar o olho. Amenizar os acessos de espirros ou tosse (melhor fazer a prevenção). Uma boa opção é usar um protetor ocular ao dormir, por alguns dias.

Felizmente, a cirurgia de Glaucoma realizada hoje ainda é uma das técnicas de maior índice de sucesso. Trata-se de uma micro cirurgia, cujas complicações não são freqüentes, se as instruções forem executadas disciplinadamente, mas, podem ocorrer, quais sejam, infecção, hemorragia, descolamento de coróide ou retina e edema de mácula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário